O MEI e o Microcrédito
Várias instituições financeiras estão operando com fornecimento de capital de giro e cartão de crédito para o empreendedor que possui CNPJ na condição de
MEI – Microempreendedor Individual – meio de microcrédito concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Esse crédito do BNDES pode ser utilizado para além de capital de giro, investimento em obras civis, aquisição de maquinas, equipamentos e matéria-prima.
Para obter o cartão de crédito o empreendedor deverá procurar uma das instituições financeiras credenciadas pelo órgão; para a obtenção do empréstimo não são cobradas garantias reais, pois a maioria das operações tem como garantia o aval solidário.
A taxa de juros dessa modalidade de empréstimo não pode exceder a 4% ao mês, valor já incluso todos os encargos. Para solicitar, o empreendedor deverá fazer contato com o BNDES através do canal MPME, que é um hub de serviços financeiros e não financeiros que auxiliam os clientes no desenvolvimento de seus negócios.